Publicado em

LIVROS INFANTIS INTERATIVOS

É com imensa satisfação que estamos aqui, a convite da Zia Ro Bambini, para conversarmos sobre aquisição da linguagem e a importância dos livros infantis para este desenvolvimento.

A aquisição da linguagem pela criança é um processo individual que envolve também habilidades cognitivas e sociais. A aquisição da língua materna requer a identificação dos sistemas fonológico(sons), morfológico e sintático(gramaticais) e as relações semânticas(vocabulário) do meio linguístico em que o indivíduo está inserido. 

Aqui se faz necessário, falar sobre a importância dos livros infantis na maravilhosa façanha, que é a aquisição da linguagem oral pela criança. A leitura servirá para que tal processo se torne prazeroso e divertido. É através dela, que a criança desperta para uma outra visão do mundo, facilitando seu desenvolvimento intelectual, cognitivo bem como favorecendo a criação de valores essenciais para seu convívio em sociedade.

 A leitura de livros infantis trará para os pequenos, novas experiências e a descoberta de um novo e maravilhoso mundo, assim como a interação leitor e ouvinte, novos significados e emoções.

Tendo por base que o desenvolvimento linguístico se dá através de um processo comunicativo, social e interativo, apresentamos a todos, três livros infantis interativos, em tecido, para crianças pequenas.

Cada livro foi planejado de acordo com as habilidades cognitivas e linguísticas esperadas para sua respectiva faixa etária. O livro favorece o manuseio das páginas, que em tecido oferecem maior contato com diferentes texturas, a possibilidade de fazer e refazer as atividades, estando estas sempre dentro de um contexto. Há também a parte afetiva, podendo ser um marco na vida da criança, uma vez que ele poderá ser sempre lembrado como seu primeiro livro infantil.

A seguir, será apresentado um pequeno resumo de cada livro, sabendo que o Livro 1 seria para uma faixa etária entre 10 e 18 meses; o Livro 2 para 24 até 35 meses e o Livro 3 para 36 até 48 meses.

Livro 1

O LIVRO 1 se propõem a trabalhar a linguagem infantil através da apresentação de diferentes animais com dois grandes objetivos.  O primeiro é de favorecer a interação com o adulto através da brincadeira verbal do “Achou!”. Esta brincadeira auxilia na construção da ideia de “permanência do objeto”, um importante marco do desenvolvimento cognitivo, da simbolização e, consequentemente, da linguagem. O segundo objetivo é estimular a criança a produzir os sons (onomatopeias) produzidos pelos animais nele apresentados.

Quebra- cabeça do livro 2

A partir dos dois anos de idade, as crianças são bastante verbais. O LIVRO 2 foi elaborado pensando em incentivar a comunicação entre pais e filhos e, enriquecer a elaboração de frases, os questionamentos, e consequentemente, um vocabulário mais abstrato, englobando tempo e espaço.

Livro 3

Aos três anos de idade, as crianças já produzem frases completas e sua inteligibilidade de fala é muito boa, embora possam ainda apresentar algumas trocas fonêmicas. O LIVRO 3 objetiva uma maior comunicação, o que facilitará a aquisição de uma linguagem cada vez mais complexa e elaborada por parte da criança. As atividades nele propostas são simples, mas a participação do adulto pode torná-las mais ricas, principalmente usando a criatividade da criança e incentivando-a a aprimorar, cada vez mais, sua brincadeira simbólica.

 Abra um livro e leia-o com sua criança e se permita entrar no mundo infantil. Converse, sorria, brinque, repita quantas vezes for necessário, fale pausadamente. Divirta-se e facilite a aquisição da linguagem de seu filho (a). 

Para maiores informações sobre os livros entre em contato pelo Instagram em @crfonolivros e/ou @ziarobambini.

Tânia Lopes

Fonoaudióloga – Crfa.7.5441-6

whatsapp (51)99225-06-60