Publicado em

Acabou a licença maternidade! E agora?

Segundo Ana Paula Lage , site noeh, cada criança é única e possui suas individualidades, por isso o processo de adaptação dos bebês na escola infantil é um desafio constante, pois cada criança demostra suas características e necessidades de modos variados e são essas manifestações que norteiam esse processo e a prática pedagógica na escola. 

A entrada do bebê na creche ou escola infantil

Todas as mães, ou a grande maioria de nós, passamos por esta situação. Depois de um longo período com o bebê chega a hora de levá-lo para creche ou escolinha, que é uma das opções, talvez a mais procurada pela família, quando a mãe retorna ao trabalho. Sabemos também que muitos pais, independente dos motivos, optam por uma cuidadora ou até mesmo uma pessoa da família, na maioria das vezes a vó para ficar e cuidar do bebê. De todo modo, é um momento de separação entre a mãe e o bebê, em consequência disso temos um estresse gerado por esta situação.

O ambiente desconhecido, as rotinas, as pessoas não familiares, as separações diárias e a ausência dos pais e principalmente da mãe, exige tanto da criança quanto dos pais uma carga emocional, pois a adaptação não é só difícil para o bebê, mas também para os pais e a professora. Levando em conta toda esta carga emocional, é importante que no período de adaptação um familiar fique junto à criança para auxiliar na exploração deste novo ambiente e nos novos relacionamentos com as educadoras e coleguinhas. O período de adaptação pode levar meses e neste tempo a crianças pode apresentar diferentes reações que podem ir desde o choro até a apresentação de sintomas físicos como diarreia, vômito, febre, entre outros. Neste momento é importante manter a frequência da criança na escolinha ou creche, tão logo sejam sanados os sintomas. Tais sintomas irão desaparecer na medida em que a criança se sentir segura, bem acolhida e que o ambiente vai se tornando familiar.

 Há crianças que se adaptam bem à nova situação, demostram interesse no novo ambiente, nos brinquedos e nas outras crianças, claro que se destaca o papel e importância das professoras que são preparadas para fazer com que este período se torne o mais agradável possível. Outro fator que contribui positivamente é a confiança que os pais depositam na instituição que escolheram para deixar seu (a) filho (a). Destaca-se aqui a importância de os pais buscarem, com tempo, diferentes instituições infantis e escolherem aquela que melhor atender as suas necessidades e gerar a maior confiança. Levem em consideração também que o investimento, de modo geral, é proporcional ao retorno e invistam no melhor, dentro das suas possibilidades, pois será um investimento não só para a criança, mas para toda a família.

Uma roupa adequada, de algodão e maleável, contribui para o bebê sentir-se bem neste período de adaptação, a qual a criança possa brincar e explorar o novo espaço de maneira confortável. Visite nosso site e escolha entre os diversos modelos.

#ficaadicadaziaro

Rosane D C Valle /Professora e Mestre em Educação/ site noeh.com.br

 foto freepik.com