Publicado em

Animais e bebês

Foto freepik

A chegada de um bebê na família sempre é uma alegria, porém muda toda a rotina do lar, e se esse lar tem um animalzinho de estimação devemos ter alguns cuidados que vão desde a adaptação do animal a chegada do bebê, cuidados com a higiene do ambiente e saúde do pet.

Sabe se que o sistema imunológico dos recém-nascidos ainda está em desenvolvimento, exposição a vírus, bactérias, fungos podem trazer risco a sua saúde, por isso o ambiente deve ser constantemente limpo, caixas de areia dos felinos sempre limpas e trocada constantemente, principalmente na fase do engatinhar do bebê, de preferência as caixas estejam fora do alcance da criança.

Antes do nascimento do bebê, leve seu pet ao veterinário para uma revisão, afim de verificar o estado de saúde geral, problemas de pele, vermifugar e colocar em dia todas as vacinas.

A adaptação é igualmente importante e deve começar mesmo antes da chegada do bebê a casa. Mostre o quarto do bebê, os brinquedos e os sons que eles fazem, deixe ele cheirar e explorar o ambiente. Aproximações do pet a barriga são muito bem vindas. Mande uma roupinha da maternidade com o cheirinho do bebê e coloque junto a cama do animal para já ir se familiarizando com o cheiro, pois para ele este cheiro será novo, e alguns animais podem estranhar inicialmente. Permita que o seu pet chegue perto do bebê (sempre supervisionado), deixe ele cheirar, isso obviamente se esse animal não for agressivo ou tenha sérios distúrbios de comportamento, estes não são aconselhados estarem no mesmo local do bebê.

Por fim, respeite o tempo do animal, não deixe de dar atenção e carinho, este inclusive pode ser ofertado quando o bebê estiver ao lado, fazendo o animal associar a criança a momentos de prazer. Procure não mudar a rotina, alimentar e principalmente dos passeios, alguns só fazem as necessidades básicas na rua.

Lembrem-se, tudo é novo para seu pet também, alguns podem demorar mais que outros para criarem um vínculo com o bebê, fiquem atentos a mudanças de comportamento como apatia, agressividade, isolamento, urina e fezes em locais que nunca havia feito e se isso estiver acontecendo, procure aconselhamento com profissionais de comportamento animal e veterinários.

O contato da criança com um animal de estimação é extremamente saudável. A interação entre ele e seu bebê só será benéfica, desenvolvendo diversas áreas cognitivas e sociais, curta esse momento.

Dra Emanuelle Nicoletti    

Proprietária e responsável pela veterinária e petshop VETPET            contatos: (51)30122423/996844104