Publicado em

Como escolher a babá?

Essa é uma dúvida frequente que pode causar uma certa dor de cabeça para os pais quando pensam em com quem vão deixar seu filho para irem trabalhar. Afinal, a babá acaba sendo quem mais vai estar com o pequeno, quem vai brincar, ensinar e ajudar no desenvolvimento. Também vai dar amor e carinho e que será a figura de segurança quando os pais estão longe. Parece a coisa mais fácil do mundo, mas não é. Primeiro por ser alguém estranho que está entrando no seu ambiente, depois porque essa pessoa será responsável pelo seu maior e mais precioso tesouro. Então, tem que ser uma escolha pensada e avaliada. Como profissional há alguns anos com experiência internacional eu listei algumas dicas sobre o que os pais não podem deixar passar na hora da entrevista e da decisão da escolha.

1) pergunte sobre a formação, se tem algum curso e se está aberta a aprender e fazer algum tipo de formação na área;

2) pergunte sobre as experiências profissionais que já teve, e se teve, o motivo do desligamento;

3) a profissional que está sendo entrevistada tem experiência com bebês ou criança da idade que irá cuidar?

4) Peça para ela dizer o que pretende fazer no dia a dia com o pequeno, tipo de atividade ou brincadeira, passeios, encontros com outras crianças. Aproveite o gancho e já fale sobre alguma situação de emergência, se a pessoa sabe o que fazer, para onde ligar e como reagir;

5) pergunte sobre a família e sua relação e seus hábitos de higiene e alimentares. Sim, super necessário, pois uma pessoa que come bem, ensina a criança a comer bem. Uma pessoa que gosta de se exercitar, vai puxar e estimular para atividades mais voltadas para se mexer. Uma pessoa de bem com a vida, sempre sorrindo, vai estar ensinando a criança a ser feliz também!

Junto com todas essas dicas, eu sugiro que observem a postura da profissional, se está no horário, a forma que fala, se o português é correto e claro, a empolgação que ela demostra sobre a atividade que irá desenvolver, tem que amar o que faz e deixar transparecer isso. 

Como babá eu afirmo que não há nada melhor para nós, do que vestir os pequenos com roupinhas bonitas e estilosas e ver que eles estão confortáveis para brincar e se mexer sem estar incomodados e disso a Zia Ro entende bem! Estilo e conforto andam juntos!

Agradeço o convite da Profe Rosane Que eu tive a sorte de ser aluna em 2002 na 2• série.

Hoje, sou pedagoga e babá com experiência de 2 anos morando nos EUA.

Beatriz Caleffi de Miranda

(51) 991226503

Instagram: @iambiacaleffidemiranda

Facebook: Bia Caleffi de Miranda Babysitter