Publicado em

DICAS DE SAÚDE BUCAL PARA OS PEQUENOS

Quando somos crianças nos espelhamos nos hábitos dos nossos pais, que são os nossos maiores exemplos. Isso acontece na odontologia também. Se a criança desde cedo estiver rodeada de bons exemplos odontológicos, saberá desde pequena da importância sobre uma boa higiene bucal.

A indicação é sempre realizar regularmente consultas preventivas no seu dentista. A mãe deve incluir uma consulta no seu pré-natal e também durante a gestação. Esse aconselhamento vai ensinar como prevenir e solucionar problemas de saúde oral que aconteçam durante a gestação, e vai promover a saúde bucal da mãe e qualidade de vida do bebê.

Cada criança terá seu próprio tempo para surgimento dos dentes na boca. Quando o bebê tiver os seus primeiros dentes é imprescindível marcar uma consulta com o seu dentista. O dentista conversará sobre dietas e práticas que favoreçam a saúde bucal do seu bebê. Além disso, o bebê se acostumará ao ambiente do consultório odontológico.

É sempre importante ressaltar que uma dieta rica em nutrientes e equilibrada favorece também a formação dos dentes do bebê. O excesso de alimentos processados e açucares pode levar a diversas doenças, entre elas a cárie dentária.

Sempre indico o estímulo da cavidade bucal com escovinhas macias e apropriadas antes mesmo de aparecerem os tão esperados dentinhos. Assim o bebê já vai se acostumando com a textura da escova para que quando ela realmente for importante, ter maior chance de não rejeitar. Na infância tudo é muito lúdico, inclusive é assim que a saúde bucal deve ser iniciada. Sempre com muitas brincadeiras.

Após a erupção dos primeiros dentes, a higiene oral do seu bebê deve ser realizada depois das refeições com uma escova especial para crianças, idealmente com a cabeça pequena e cerdas super-macias.

Use pasta de dentes com flúor indicadas e adequadas para as crianças. No entanto, cuide da quantidade, pois existe uma quantidade segura para cada fase. Até 24 meses é recomendado apenas colocar uma sujeirinha de pasta e de 2-4 anos correspondente a um grão de arroz.

A infância é a época em que mais assimilamos coisas. Os aprendizados que as crianças adquirem nessa fase são levados para a vida toda. Ao ensinarmos os hábitos de higiene bucal desde cedo, eles se tornam mais fáceis para pertencer a rotina da criança e assim perdurar até a fase adulta.

Bons hábitos são sinônimos de prevenção e a prevenção é a melhor maneira de evitar problemas e de manter a saúde do seu sorriso.

 Tire suas dúvidas com um dentista!